Projeto Conhecer para Preservar realiza seus primeiros trabalhos no Colégio de Aplicação da UFSC.

O projeto “Conhecer para Preservar”, inicia seus trabalhos em parceria com o CA da UFSC, atualmente sob a direção da profª Josalba Ramalho Vieira.
Esse projeto se propõe a estimular a indagação científica em crianças do ensino fundamental, desenvolvendo literatura infanto-juvenil sobre o tema mata atlântica, sua bioversidade e seus recursos farmacológicos, como mote para ressaltar a importância da preservação de sua ecologia. Esta literatura, será distribuída gratuitamente na rede pública estadual de Santa Catarina.

Alunos avaliando o livro e discutindo com a equipe

Nessa fase piloto, alunos do Colégio de Aplicação nos ajudaram a entender suas percepções quanto ao texto e imagens, através de leituras e desenhos sobre o material proposto.

O projeto tem a coordenação científica do prof. Carlos Rogério Tonussi, do Departamento de Farmacologia da UFSC, enquanto a criação gráfica e textual é coordenada pela escritora e pintora Cristina Tonussi. Há pouquíssimos materiais sobre ecologia da mata atlântica, dessa qualidade adequado à faixa etária do ensino fundamental, sendo uma grande oportunidade para todas as partes envolvidas neste projeto.

 

Arte estimula a arte

Nesta primeira etapa contamos ainda com a importante colaboração do prof. Emílio Takase, do Departamento de Psicologia. Além de estagiários alunos do curso de farmácia, Elba Mujica, e do curso de Biologia, Daniel Ganzaroli.

Deixe um comentário