Subespécie de borboleta Callicore pygas eucale. Foto tirada por Gerardo Lamas e digitalizada pelo Tropical Andean Butterfly Diversity Project.

As borboletas nos encantam pela beleza das cores e dos padrões presentes nas suas asas. Podemos encontrar azuis, verdes e vermelhos metálicos, manchas que parecem olhares assustadores, camuflagens que parecem madeira ou folhas secas, ou, acredite, até mesmo números! É o caso da borboleta 88, que possui esse mesmo número do seu nome na parte ventral das suas asas.  

A borboleta 88 pertence à espécie Calligore pygas, sendo que esta tem um total de 8 subespécies, as quais podem ser encontradas da Amazônia até os Andes! Já a subespécie Callicore pygas eucale é encontrada somente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ela está presente no ambiente de mata atlântica, sendo que ela é um animal frugívoro, ou seja, prefere comer frutas, especialmente as que estão em decomposição. A região da mata atlântica possui uma fauna de borboletas muito diversa, representando cerca de 2/3 das espécies brasileiras, muitas das quais são raras e difíceis de encontrar.

Infelizmente essa borboleta é frequentemente capturada e morta por pessoas que as transformam em souvenirs exóticos. Mas não é muito mais bonito ver as borboletas livres, vivas e agitadas, para apreciação de todos? Por isso a importância de nunca comprar objetos feitos a partir de abusos para com a fauna silvestre. Sem preservar o ambiente torna-se ainda mais difícil de se ter as borboletas por perto. Bem se descreve no antigo ditado, “não corra atrás das borboletas, plante uma flor no seu jardim e todas as borboletas virão até ela”.

Referências

BROWN JR., K.S. 1996. Conservation of threatened species of Brazilian butterflies. In Decline and conservation of butterflies in Japan (Ae, S.A., T. Hirowatari, M. Ishii & L.P. Brower, eds.). Yadoriga special issue. Lepidopterist Society of Japan, Osaka, p.45-62.
Learn about butterflies. Disponível em: http://www.learnaboutbutterflies.com/Amazon%20-%20Callicore%20pygas.htm . Acesso em 10/12/2015.