O projeto Conhecer para Preservar é um projeto de extensão universitária, que tem como objetivo a publicação de livros infantis informativos sobre o bioma Mata Atlântica para crianças de 5ª e 6ª séries em duas versões, a publicada em papel, usada nas atividades dinâmicas presenciais, e a versão on-line, com muito mais conteúdo de apoio, neste website.

Os livros estão sendo confeccionados embasados em um novo conceito pedagógico chamado de corresponsabilização na produção ensino-aprendizagem. Nesse tipo de produção os alunos entram como participantes críticos sobre o conteúdo que lhes é apresentado. Inicialmente trabalhamos com um grupo pequeno de crianças (em torno de 7) da 5ª série, juntamente com a professora responsável pela classe para uma primeira análise. Numa segunda etapa, após todas as considerações feitas é que passamos a uma classe com 25 a 30 alunos, para uma avaliação final da cognição das mesmas diante do conteúdo.

O conteúdo dos livros é apresentado pelo personagem Fritz Müller, grande naturalista e observador da Mata Atlântica aqui em Santa Catarina, que tem como companheira de viagem uma simpática fêmea de bicho-pau cujo nome é Fininha. Dessa forma leve e descontraída, nosso personagem apresenta não somente conceitos de biologia respectivos a flora e fauna da Mata Atlântica, mas vai além incluindo outras áreas do saber como farmacologia, história, ecologia, artes e ciência.